Embora o lubrificante atue diretamente no motor do carro, lubrificando, protegendo suas peças e também ajudando a controlar a temperatura do motor, é o sistema de arrefecimento que atua diretamente para evitar que o motor do carro superaqueça e comprometa o desempenho do veículo. Quando um sistema de arrefecimento trabalha na temperatura adequada, o motor terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível e menor manutenção, além de aumento em seu desempenho e menor emissão de gases poluentes.
Normalmente, coloca-se água no sistema de arrefecimento, que circula por todo sistema para efetuar a troca de calor, no motor e evitar seu superaquecimento. A princípio, até que o motor atinja sua temperatura normal de trabalho, esse fluido circula apenas pelas galerias do motor. Quando a temperatura de trabalho do motor é atingida (85 a 95 graus) o fluido passa a circular por todo o sistema de arrefecimento, passa pelo radiador que, em conjunto com o ventilador, resfria o motor. A água, opção de muitos consumidores para o preenchimento do radiador, não tem as mesmas propriedades do aditivo que, por exemplo, ferve sob temperaturas mais elevadas que 100ºC. As impurezas da água, como sulfatos, cloretos e bicarbonatos, tendem a aumentar a taxa de corrosão no sistema - a corrosão, por exemplo, pode furar ou entupir o radiador. A água ainda tem outras impurezas, como carbonatos de cálcio e magnésio, que reduzem a troca térmica porque formam incrustações, geralmente em pontos quentes e favorecem o entupimento do radiador, o que pode levar ao superaquecimento do motor e travá-lo, o popular “fundir” o motor.
Os fluídos específicos para o radiador possuem entre suas funções aumentar a temperatura de ebulição da água (de 100 graus para 128 graus, em média) e, no outro extremo diminui o ponto de congelamento da água (se a água congelar no radiador ou nas mangueiras, pode furá-los), realiza função anti corrosiva e anti ferrugem do sistema, reduz a formação de depósitos que prejudicam a refrigeração, evitando a precipitação de sais, além de proteger e lubrificar os componentes do sistema, como a bomba de água, por exemplo.
Os aditivos, conhecidos também como Coolants vão proteger todo o sistema de arrefecimento contra a corrosão causada pela água. Para isso, um pacote de aditivos anticorrosivos deve ser adicionado em sua composição. Normalmente, são formados por uma base de monoetilenoglicol associados à aditivos com funções específicas para atuar nas funções acima descritas.
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